Compatibilização de Projetos e Redução de Custos

sistema de combate a incêndio
Como ter um Sistema de Combate a Incêndio que proteja seu negócio?
19 de setembro de 2018
rede coletora esgoto
Esgoto sanitário – Legalização Ambiental e Descarte
19 de novembro de 2018
Show all

Compatibilização de Projetos e Redução de Custos

A compatibilização de projetos na construção civil é uma etapa indispensável para a minimização de problemas futuros na obra. Se trata de uma análise em conjunto dos diversos projetos que fazem parte do escopo para a execução da obra (arquitetônico, estrutural, elétrico, telecomunicações, hidrossanitário, segurança, climatização, prevenção e combate a incêndio, dentre outros). Tem o objetivo de solucionar interferências que surgiriam na execução dos projetos, permitindo a adaptação das soluções adotadas para os diversos sistemas, as integrando desde arquitetura até instalações.

A utilização de uma metodologia de análise de falhas visa eliminar as raízes dos problemas ainda na fase de desenvolvimento de projeto garantindo a qualidade do produto, bem como de todas as etapas do processo de execução. Gera como resultado final a redução de custos e tempo de execução na obra, aumentando a rentabilidade ou gerando economia para o empreendedor.

 

Métodos de compatibilização

A forma mais tradicional de se fazer a compatibilização de projetos na construção civil é com a sobreposição dos desenhos, manualmente com desenhos CAD 2D. Com o avanço tecnológico se passou a utilizar a ferramenta 3D, que já possibilitou projetar construções com maior assertividade e orientar os construtores na complexidade e dimensionamento das várias disciplinas de um projeto.

Atualmente uma evolução desse processo é a concepção dos projetos em BIM, que agrega ao desenho em 3D os elementos paramétricos, ou seja, ele une desenho aos dados necessários para se avaliar interferências, que com a utilização de softwares específicos para o auxílio de compatibilizações possibilita antecipar problemas, garantindo a execução eficiente do projeto, evitando, por exemplo, retrabalhos e desperdícios de materiais. Com a utilização desse ferramental também é possível efetuar diversas simulações, contemplando diferentes cenários e antecipando as dificuldades.

 

Plataforma BIM

Para a utilização e aplicação das ferramentas da plataforma BIM é fundamental projetistas capacitados, ferramentas adequadas e valorização por parte dos contratantes.  O foco da implementação da etapa de compatibilização é a construção “resolvida” ainda no projeto e não no canteiro de obra.

Na PACI, os projetos de instalações complementares são elaborados utilizando em conjunto técnicas em 2D e 3D na plataforma BIM. Desta forma os projetos estão preparados para a compatibilização com a utilização de quaisquer das técnicas descritas anteriormente.

Utilizamos softwares para visualização dos projetos sobrepostos que indicam as interferências conforme regras criadas pelos nossos projetistas, identificamos as interferências e indicamos a tratativa mais adequada para cada caso. Dessa forma, agregamos capacidade técnica do olho humano treinado e ferramentas computacionais inovadoras, gerando resultados de alta performance.

Para exemplificar, abaixo consta vídeo de um tour em um projeto 3D paramétrico elaborado pela PACI, onde podem ser visualizadas as instalações existentes desenvolvidas por projetistas distintos, seguido da compatibilização do projeto, identificação do conflito existente entre as instalações e a indicação da solução para a interferência.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *