Contato:
paci@paci.com.br
(81) 3265.7128
Endereço:
Rua Cromínia, 129
Casa Amarela - Recife/PE
Após entender o conceito de BIM e sua aplicabilidade: O que é BIM? uma dúvida recorrente é em relação ao LOD a ser utilizado em projeto.
A quantidade de informações que um modelo (objeto) irá agregar dependerá do nível de detalhamento da modelagem solicitado para o trabalho, onde cada um desses níveis se enquadra em um LOD específico.
LOD é a sigla para Level of Development, ou em português, Nível de Desenvolvimento, que está diretamente ligado a quantidade de detalhes e informações que um modelo irá possuir, sendo os LODs existentes divididos em cinco categorias básicas.
# LOD 100 – CONCEPT DESIGN (Modelo Conceitual)
A representação mais básica de um modelo, onde contará com o mínimo de informações, com foco na forma conceitual, uma representação gráfica do modelo 3D. Alguns dos parâmetros definidos nessa etapa são: área, altura, volume, local e orientação. Todos os parâmetros são genéricos.
#LOD 200 – SCHEMATIC DESIGN (Modelo Esquemático)
Uma evolução do LOD 100. Os elementos possuem geometrias com dimensões e formas mais definidas, quantidade e localização próximas as reais, onde se é possível identificar o objeto. Outras propriedades de informações não geométricas podem estar vinculadas ao modelo como descrição e a forma que o objeto modelado terá.
# LOD 300 – DETAILED DESIGN (Modelo Detalhado)
Com a criação de um modelo mais detalhado que o LOD 200, os elementos modelados possuem geometrias com dimensões, formas, quantidade e localização que refletem as condições reais do empreendimento. Parâmetros como materiais estão atribuídos ao modelo nesse nível de detalhamento.
# LOD 400 – FABRICATION & ASSEMBLY (Fabricação e Montagem)
Idem ao LOD 300, porém os elementos do modelo permitem ser utilizados para gerar documentos de fabricação e/ou montagem para a construção, assim como documentação do objeto modelado.
# LOD 500 – AS-BUILT
Os elementos refletem o modelo conforme construído e montado pela equipe de construção, em termos de dimensões, forma, localização, quantidade, posição, dados técnicos e fabricante.
Ou seja, ao aumentar a categoria do LOD evolui a forma de apresentação gráfica e detalhamento do objeto. Em projetos complementares estes objetos serão exatamente os equipamentos/peças das variadas instalações existentes na edificação.
Um exemplo prático é a forma de apresentação de um gerador. Observe a evolução gráfica do detalhamento da peça em relação ao LOD utilizado, onde no LOD 100 o objeto possui apenas volumetria e no LOD 300 é apresentado o equipamento refletindo as condições reais de geometria e modelagem.
Modelagem BIM – Gerador de Energia
Além da evolução gráfica há evolução também nos parâmetros dos objetos, ou seja, a descrição das características internas do equipamento. Seguindo o exemplo do gerador, segue evolução dos parâmetros em relação a evolução dos LODs.
Parâmetros LOD
É fácil visualizar na tabela acima a variação de informações referente ao objeto em relação ao LOD e o quão mais características são adicionadas ao aumentar a classe do LOD.
O desenvolvimento do conceito BIM está muito além da obtenção de desenhos em 3D e sim na evolução da apresentação, compatibilização e desenvolvimentos técnicos em relação aos projetos e todas as instalações que consistem no empreendimento.
Ao elaborar projetos utilizando o conceito BIM a PACI, além de minimizar tempo, garante a integração entre informações, extração automática de quantitativos e compatibilização entre nossos projetos. Veja abaixo uma animação de um projeto PACI desenvolvido em LOD 300: