BIM – O que são os LODS?

o que é bim
O que é BIM?
19 de janeiro de 2019
lojas
Expansão – Unidades em Shopping
19 de março de 2019
Show all

BIM – O que são os LODS?

bim

Após entender o conceito de BIM e sua aplicabilidade: O que é BIM? uma dúvida recorrente é em relação ao LOD a ser utilizado em projeto.

A quantidade de informações que um modelo (objeto) irá agregar dependerá do nível de detalhamento da modelagem solicitado para o trabalho, onde cada um desses níveis se enquadra em um LOD específico.

LOD é a sigla para Level of Development, ou em português, Nível de Desenvolvimento, que está diretamente ligado a quantidade de detalhes e informações que um modelo irá possuir, sendo os LODs existentes divididos em cinco categorias básicas.

 

Categoria dos LODs

# LOD 100 – CONCEPT DESIGN (Modelo Conceitual)

A representação mais básica de um modelo, onde contará com o mínimo de informações, com foco na forma conceitual, uma representação gráfica do modelo 3D. Alguns dos parâmetros definidos nessa etapa são: área, altura, volume, local e orientação. Todos os parâmetros são genéricos.

#LOD 200 – SCHEMATIC DESIGN (Modelo Esquemático)

Uma evolução do LOD 100. Os elementos possuem geometrias com dimensões e formas mais definidas, quantidade e localização próximas as reais, onde se é possível identificar o objeto. Outras propriedades de informações não geométricas podem estar vinculadas ao modelo como descrição e a forma que o objeto modelado terá.

# LOD 300 – DETAILED DESIGN (Modelo Detalhado)

Com a criação de um modelo mais detalhado que o LOD 200, os elementos modelados possuem geometrias com dimensões, formas, quantidade e localização que refletem as condições reais do empreendimento. Parâmetros como materiais estão atribuídos ao modelo nesse nível de detalhamento.

# LOD 400 – FABRICATION & ASSEMBLY (Fabricação e Montagem)

Idem ao LOD 300, porém os elementos do modelo permitem ser utilizados para gerar documentos de fabricação e/ou montagem para a construção, assim como documentação do objeto modelado.

# LOD 500 – AS-BUILT

Os elementos refletem o modelo conforme construído e montado pela equipe de construção, em termos de dimensões, forma, localização, quantidade, posição, dados técnicos e fabricante.

 

Ou seja, ao aumentar a categoria do LOD evolui a forma de apresentação gráfica e detalhamento do objeto. Em projetos complementares estes objetos serão exatamente os equipamentos/peças das variadas instalações existentes na edificação.

 

Evolução dos LODs

Um exemplo prático é a forma de apresentação de um gerador. Observe a evolução gráfica do detalhamento da peça em relação ao LOD utilizado, onde no LOD 100 o objeto possui apenas volumetria e no LOD 300 é apresentado o equipamento refletindo as condições reais de geometria e modelagem.

bim

Modelagem BIM – Gerador de Energia

 

Além da evolução gráfica há evolução também nos parâmetros dos objetos, ou seja, a descrição das características internas do equipamento. Seguindo o exemplo do gerador, segue evolução dos parâmetros em relação a evolução dos LODs.

bim

Parâmetros LOD

É fácil visualizar na tabela acima a variação de informações referente ao objeto em relação ao LOD e o quão mais características são adicionadas ao aumentar a classe do LOD.

O desenvolvimento do conceito BIM está muito além da obtenção de desenhos em 3D e sim na evolução da apresentação, compatibilização e desenvolvimentos técnicos em relação aos projetos e todas as instalações que consistem no empreendimento.

Ao elaborar projetos utilizando o conceito BIM a PACI, além de minimizar tempo, garante a integração entre informações, extração automática de quantitativos e compatibilização entre nossos projetos. Veja abaixo uma animação de um projeto PACI desenvolvido em LOD 300:

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *