HIDROSSANITÁRIA
Sistema PEX – Como Obter Vantagens Na Sua Utilização
19 de dezembro de 2018
bim
BIM – O que são os LODS?
19 de fevereiro de 2019
Show all

O que é BIM?

o que é bim

Antes de gerarmos um conceito de BIM, precisamos saber o que significa cada letra que compõe a sigla:

B → Building (Construção)

I → Information (Informação)

M → Modeling (Modelagem)

 

Traduzido, Modelagem da Informação da Construção, ou seja, um objeto que agregará informações que possam ser lidas a qualquer momento e em qualquer etapa da pré-construção, da construção e da pós-construção.

BIM não é apenas um software ou um projeto. BIM é uma mentalidade para elaboração de um processo de construção virtual, uma simulação do que se pretende construir na realidade, que oferece recursos e suporte para cada etapa de um projeto, permitindo melhor análise e controle do que os processos manuais, como o “CAD”.

Um detalhe importante é que esses modelos são 3D e todas as informações contidas neles estão inteligentemente integradas, de forma que ao se alterar uma informação que acarrete modificações no modelo, como por exemplo diâmetro de uma tubulação, automaticamente o modelo é atualizado.

 

Quais são as informações que podem existir em um modelo de um projeto de Instalações Complementares?

  • Informações básicas para instalações de infraestrutura e de equipamentos, como: altura de fixação de uma tubulação ou equipamento, bitolas de tubulações, material dessa tubulação, cor da pintura, dimensões dos equipamentos, etc;
  • Informações mais específicas, como: links para catálogos ou manuais de instalações dos equipamentos, necessidades elétricas dos equipamentos, vazão de uma tubulação, material de acabamento do equipamento, vida útil do equipamento, fabricantes, custo, etc.

A quantidade de informações que um modelo (objeto) irá agregar dependerá do nível de detalhamento da modelagem desenvolvido no trabalho, onde cada um desses níveis se enquadra em um LOD específico. (Saiba mais sobre LODs)

 

Qual a vantagem do uso do BIM nas obras de Construção Civil?

Vamos elencar quatro grandes vantagens:

#1 – Fácil Identificação dos elementos – Softwares para leitura de arquivos BIM para todas as plataformas, incluindo para smartphones e freewares, estão no mercado dando suporte para visualização dos modelos, tornando precisa a identificação de todos os elementos da obra.

#2 – Comparativo Projetado x Construído – Ainda utilizando os softwares em conjunto com smartphones e tablets é possível observar in loco se o que está sendo executado na obra está ficando de acordo com o projetado, como por exemplo, a altura e tipo de pontos de tomada e interruptores.

#3 – Banco de dados único – Os modelos armazenam em um único local informações diferenciadas, gráficas e de dados de qualquer etapa do ciclo construtivo, agilizando o acesso a todas as informações do projeto.

 #4 – Compatibilização e redução de interferências – Com a integração dos modelos de diferentes disciplinas e a utilização de softwares específicos é possível encontrar interferências entre os diferentes projetos, instantaneamente. (Veja mais)

Projetos complementares desenvolvidos em plataforma BIM é uma solução atual, dinâmica e “um caminho sem volta” em frente as soluções de desenvolvimento unicamente em 2D. O que projetistas e empresários não podem deixar de considerar, seja para apresentação visual, compatibilização entre disciplinas ou desenvolvimento da obra, que um projeto mal desenvolvido e planejado tecnicamente nunca obterá sucesso em visualização 3D, ao contrário.

A PACI, por exemplo, elabora os projetos utilizando o conceito BIM, minimizando tempo de elaboração do projeto, garantindo integração entre informações, extração automática de quantitativos e compatibilização entre nossos projetos, embora muitas vezes o cliente não opte em adquirir soluções de visualização em 3D, todos os projetos são internamente desenvolvidos dentro da plataforma.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *