Os desafios das Instalações em Unidades de Saúde

sistema de combate a incêndio
Como ter um Sistema de Combate a Incêndio que proteja seu negócio?
19 de setembro de 2018
Show all

Os desafios das Instalações em Unidades de Saúde

instalações em unidades de saúde-min

Projetos de Instalações em Unidades de Saúde, ou seja, hospitais, clínicas, postos de atendimento, consultórios são muito específicos. A elaboração dos projetos complementares de instalações para o segmento hospitalar, sejam para obras novas ou o quebra-cabeças das reformas parciais (muito comum no setor) possuem características e regulamentações próprias e desafiadoras que tornam o trabalho mais complexo e com necessidade de profissionais qualificados e com experiência no setor.

O que são projetos complementares de instalações em unidades de saúde?

Costumamos dizer que as instalações complementares são como os órgãos de um corpo humano: conduzem a água, eliminam os dejetos, dão energia aos equipamentos que requisitam carga, fornecem oxigênio, chamam o socorro… e um estabelecimento de saúde é um corpo muito rico e completo, possui particularidades únicas e especiais.

Alguns exemplos específicos de projetos de instalações em unidades de saúde são:

  • Projetos de instalações elétricas especiais com sistema de IT médico e nobreaks;
  • Geração de energia em emergência com redundâncias e backups;
  • Plano de contingência;
  • Sistema de chamada de enfermeira;
  • Tratamento especial no sistema de abastecimento de água;
  • Tratamento especial no sistema de renovação de ar e filtragem do ar;
  • Entre outros tantos itens, afinal, estamos falando de um corpo que não pode parar nunca, que precisa estar preparado para todas as contingências.

O que é necessário para elaborar projetos de instalações em unidades de saúde?

Para elaborar todos esses projetos é necessário o conhecimento de normas técnicas específicas, como:

  • Resolução – RDC nº50, de 21 de fevereiro de 2002;
  • NBR 13534 – Instalações elétricas em estabelecimentos de saúde – Requisitos para segurança;
  • NBR 7256 – Tratamento de ar em estabelecimentos assistenciais de saúde – Requisitos para projeto e execução das instalações.

É preciso ter atenção neste conjunto de órgãos, ou seja, analisar previamente como serão realizadas as manutenções de forma efetiva e prática, com criação de áreas técnicas, shafts e entreforros visitáveis, por exemplo, visando manter o sistema todo em operação contínua.

É preciso também respeitar e estar sempre atento ao plano diretor previsto, pensando nas possíveis futuras expansões, projetos modulares que gerem menos intervenções quando do crescimento da unidade ou atualização tecnológica tão presente nesse perfil de cliente.

Em unidade de saúde deve ter sempre foco no usuário, pacientes e funcionários. A humanização é um item extremamente importante. Entender que as instalações fazem parte do processo de cura, seja na iluminação adequada, no baixo nível de ruído, na redução de infecções, na segurança em caso de emergências médicas, fazendo com que as unidades de saúde sejam locais saudáveis e sustentáveis.

Tais medidas previas geram retornos seja na redução dos custos finais na execução e manutenção, seja na viabilização de maiores retornos financeiros. Exemplos de retornos financeiros decorrentes de um bom projeto são as obtenções de certificações, muitas delas acarretam em um aumento da tabela de pagamento dos planos de saúde pelos serviços e reduzem riscos de prejuízos a vida.

Compatibilização entre Projetos

Compatibilização entre Projetos - PACI Projetos-min

A PACI Projetos, por exemplo, além de ter uma preocupação com todas as variáveis indicadas próprias do segmento hospitalar, possui como um diferencial a prática da compatibilização eficaz. Uma vez que utiliza-se de visualização 3D para harmonia de todas as necessidades da unidade.

A compatibilização é uma etapa de grande importância que se inicia bem antes do início das obras, compra de equipamentos e seleção de pessoal. Esta etapa tem como garantia integrar todos os setores, destacamos como análises prévias:

  • Avaliação de áreas junto aos fornecedores dos equipamentos médicos;
  • Definição das áreas técnicas;
  • Integração entre arquitetura e estrutura para atender às necessidades de forro e shafts para a passagem das instalações;
  • Alinhamentos com o administrador da unidade hospital de forma que haja troca de conhecimentos favorecendo a construção ou reforma.

Sem dúvida nenhuma estamos falando de um estabelecimento de importância sem igual. E seguindo com a comparação ao nosso corpo ele necessita receber insumos de boa qualidade, complementos diários que ajudem no crescimento, desenvolvimento e acompanhamento especializado.

Ou seja, as unidades de saúde precisam receber energia e água de boa qualidade, serem executadas com materiais que atendam aos padrões normativos e que possuam garantia de uma vida útil, com apoio de pessoal especializado.

Conclusão

Concluímos então que os estabelecimentos assistenciais de saúde possuem em sua construção e manutenção grandes dificuldades, mas que muitas podem ser diminuídas e sanadas durante a fase de projetos.

Estas dificuldades podem ser selecionadas com reuniões entre os responsáveis, compatibilização dos projetos entre si e com os fornecedores de equipamentos, com seleção dos materiais que possuam custo acessível e vida útil, além de instalações que atendam todas as normas vigentes garantindo as licenças necessárias para funcionamento.

Deve-se sempre buscar empresas sérias, com expertise no segmento, pois uma falha ou parada no funcionamento de alguns setores críticos podem trazer prejuízos irreparáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *